UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 18h13

Morales espera que acordo entre Chávez e Santos evite conflitos na região

La Paz, 11 ago (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse hoje confiar que os acordos entre os governantes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, evitarão "qualquer conflito" na América do Sul.

Em um ato na região boliviana de Cochabamba, Morales afirmou em discurso que seu Governo crê que o encontro de Chávez e Santos, realizado ontem na Colômbia, resolveu "os problemas da região".

"Eu saúdo esse encontro de ontem, do irmão presidente Chávez, que coopera tanto com a Bolívia, com o novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Esperamos que possa evitar qualquer conflito na América do Sul", disse Morales.

Santos e Chávez decidiram nesta terça-feira restabelecer as relações bilaterais entre seus países, rotas pela Venezuela em 22 de julho, dia em que o Governo do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe acusou a Venezuela de ser refúgio de guerrilheiros.

Desde a ruptura, Morales apoiou Chávez e insistiu em culpar Uribe e o Governo americano pela crise, acusando-o de usar politicamente a luta contra o narcotráfico e o terrorismo para dominar os "países revolucionários".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h00

    0,09
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h06

    -0,59
    63.708,54
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host