UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 11h57

ONU pede US$ 459 milhões para vítimas de inundações no Paquistão

Nações Unidas, 11 ago (EFE).- A ONU pediu hoje à comunidade internacional US$ 459 milhões com urgência para atender nos próximos três meses parte dos 14 milhões de afetados pelas devastadoras inundações que atingem o Paquistão.

Para a organização, o mais importante no momento para as famílias paquistanesas são alimentos, água potável, utensílios de cozinha, serviços de saúde de emergência, mosquiteiros, tendas de campanha e outros recursos para garantir abrigo.

Segundo o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, John Holmes, com esses fundos, a organização tentará atenuar nos próximos 90 dias os efeitos das chuvas no país, que, até o momento, causaram a morte de mais de 1.300 pessoas, assim como a destruição total ou parcial de 288 mil casas.

Em um discurso aos países doadores reunidos na sede da ONU, Holmes disse que o objetivo é apoiar o Governo do Paquistão em sua tarefa de atender o mais rápido possível as necessidades da população afetada.

Depois dos três primeiros meses, a organização revisará seu plano de ajuda.

"Fica claro que temos um logo caminho a percorrer para chegar a todos os afetados, mas, ao mesmo tempo, as operações de ajuda das agências da ONU e as ONG estão aumentando todos os dias", disse o subsecretário-geral.

Por enquanto, a ONU, a Organização Internacional de Migrações (OIM) e ONGs estão planejando distribuir os esforços de assistência em sete áreas geográficas do país: Baluchistão (sudoeste), Punjab (leste), Áreas Tribais Administradas Federalmente (FATA), Gilgit Baltistán (norte), Khyber-Pakhtunkhwa (noroeste), Caxemira paquistanesa e Sindh (sudeste).

A ONU calcula que no total 14 milhões de pessoas foram afetadas, entre elas seis milhões de crianças, e que 1,8 milhão de paquistaneses ficaram desabrigados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host