UOL Notícias Notícias
 
15/08/2010 - 08h59

Papa lembra que humanidade procura refúgio na Virgem Maria

Cidade do Vaticano, 15 ago (EFE).- O papa Bento XVI lembrou hoje que do Oriente ao Ocidente os cristãos invocam a proteção da virgem Maria na busca de refúgio.

Antes de rezar o Ângelus aos fiéis e peregrinos reunidos diante do Palácio Apostólico de Castelgandolfo O papa falou assim antes de rezar o Ângelus aos fiéis e peregrinos reunidos diante do Palácio Apostólico de Castelgandolfo, onde passa férias de verão e hoje concelebrou a missa da Assunção da virgem Maria na pequena igreja paroquial de San Tommaso di Villanova.

Bento XVI explicou que a veneração à Virgem Maria está presente desde o início da Igreja, a partir do século IV há registros de festas marianas: "em algumas se exalta o papel de Nossa Senhora na história da salvação em outras eram celebrados os momentos principais de sua existência terrena".

O significado da festividade atual está na definição dogmática promulgada por Pio XII em 1º de novembro de 1950, que agora completa 60 anos.

"A Imaculada sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, terminado o curso de sua vida terrena, foi ascendida à glória celeste em alma e corpo", relembrou.

O papa teólogo assegurou que "artistas de todas as épocas pintaram e esculpiram a santidade da Mãe do Senhor adornando igrejas e santuários".

"Poetas, escritores e músicos tributaram honras à Virgem com hinos e cantos litúrgicos", acrescentou.

Após a reza do Ângelus, o papa cumprimentou peregrinos em francês, inglês, alemão, espanhol, português, húngaro, polonês e italiano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host