UOL Notícias Notícias
 
15/08/2010 - 13h02

Petraeus assegura que capturar Bin Laden continua sendo objetivo principal

Washington, 15 ago (EFE).- O general David Petraeus disse hoje que capturar o líder do grupo terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, vivo ou morto, continua sendo um dos principais objetivos dos Estados Unidos.

Bin Laden "é um ícone e acho que capturá-lo ou matá-lo é ainda uma tarefa muito importante para todos que estão comprometidos com o terrorismo no mundo", disse Petraeus.

O comandante das forças americanas e da Otan no Afeganistão fez as declarações no programa de "NBC" "Meet the Press", em uma entrevista ao jornalista David Gregory realizada no quartel-general da Isaf no país centro-asiático.

O líder do grupo terrorista de origem saudita, que se transformou no homem mais procurado do mundo, continua em paradeiro desconhecido.

"Não acho que ninguém saiba onde está Osama bin Laden", assinalou.

As informações dos serviços de inteligência sobre seu paradeiro são pouco precisas, mas, segundo Petraeus, é provável que esteja em alguma remota área montanhosa do Paquistão.

O general considerou significativo que Bin Laden tenha demorado quatro semanas para enviar uma mensagem "felicitando" o jovem de origem nigeriana que perpetrou um atentado fracassado em um avião que viajava da Europa aos Estados Unidos no dia do Natal.

Alguns analistas acreditam que poderia estar na região tribal de Bajaur (noroeste do Paquistão).

Ao chegar ao poder, o presidente americano, Barack Obama, quis mudar a direção da guerra do Afeganistão que já se estende por mais de nove anos, desde que os Estados Unidos lançaram a operação "Liberdade Duradoura" em 2001.

Em dezembro, Obama anunciou uma nova estratégia para a região com o envio de mais 30 mil soldados e o compromisso de que as tropas americanas deixarão o país em julho de 2011, assim como um enfoque global que inclui maior cooperação com os países vizinhos como o Paquistão, para controlar a atividade da insurgência na fronteira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h19

    1,05
    3,179
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h25

    -0,94
    67.952,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host