UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 16h45

Apoio do Hamas a projeto de mesquita no Marco Zero desperta polêmica nos EUA

Nova York, 16 ago (EFE).- O apoio de um líder do movimento palestino Hamas à construção de um centro islâmico com uma mesquita perto do Marco Zero de Nova York, onde ficavam as torres do World Trade Center, fez aumentar ainda mais a polêmica sobre o projeto nos Estados Unidos.

"Temos que construir essa mesquita, como vocês podem construir suas igrejas e os israelenses, seus lugares santos", afirmou Mahmoud Zahar, um dos fundadores do Hamas, em entrevista à rádio "WABC" cujos trechos foram publicados hoje no jornal "New York Post".

"Os muçulmanos têm que rezar em qualquer lugar e essa mesquita será um lugar único para orar", declarou Zahar, chamado de "chefe do terror" pelo Post - o Governo americano considera o Hamas como uma organização terrorista.

Além da mesquita, o projeto do centro islâmico prevê que o local terá uma escola de culinária, um centro de artes e instalações esportivas.

Os mais ferrenhos opositores ao projeto, como a conservadora American Center for Law and Justice (ACLJ), se apressaram hoje em destacar o apoio do Hamas à mesquita depois do respaldo do presidente americano, Barack Obama.

"Obama e Hamas apoiam a mesquita do Marco Zero", dizia hoje o site do ACLJ, fundado pelo líder conservador e pastor pentecostal Pat Robertson e que apresentou há duas semanas um processo contra a cidade de Nova York para tentar impedir sua construção.

Outras organizações cristãs e judaicas apoiaram o projeto, assim como o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

Entretanto, segundo pesquisas feitas por emissoras de televisão americanas, o projeto enfrenta grande oposição entre os cidadãos do país.

Segundo a "Fox News", 61% dos americanos são contra a mesquita no Marco Zero. Para a "CNN", essa proporção chega a 70%.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host