UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 17h23

Buenos Aires recebe reunião de partidos de esquerda a partir de terça-feira

Buenos Aires, 16 ago (EFE).- O Foro de São Paulo, que reúne partidos da esquerda latino-americana, analisará a partir de amanhã, em Buenos Aires, como recuperar o "espaço perdido" devido a uma "contraofensiva" da direita que deu frutos em Colômbia, Chile, Panamá e Honduras, informou um documento.

Entre os presentes na reunião estarão o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia; o presidente deposto de Honduras Manuel Zelaya; o ex-ministro de Interior da Nicarágua Tomás Borge e o dirigente político peruano Ollanta Humala.

A 16ª reunião do fórum, que reúne até a sexta-feira representantes de 33 países, analisará também o conflito entre Colômbia e Venezuela, que, segundo o documento, responde "ao interesse" dos setores colombianos "mais reacionários" no contexto da "disputa apertada" entre forças populares e a direita sobre os "rumos" da América Latina.

Segundo o documento, "para 2010, o sinal mais importante de que se mantém a iniciativa política das forças de esquerda é o ataque eleitoral nas enquetes e a esperada vitória da companheira Dilma Rousseff (PT), candidata presidencial das forças progressistas no Brasil".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host