UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 12h48

Ex-presidente colombiano vê lentidão em evolução política da A.Latina

Santander (Espanha), 16 ago (EFE).- O ex-presidente colombiano Belisario Betancur afirmou hoje na Espanha que os países ibero-americanos seguem "buscando caminhos" pela mudança do modelo colonial, assunto em que se trabalha com "vacilações" desde que a América Latina começou a ganhar independência há 200 anos.

Os jovens revolucionários que os ibero-americanos "glorificam, endeusam e mitificam", e que "são ícones" para a América Latina, já "puseram todo seu afinco para se sentirem independentes, mas não criaram as instituições para realizar a mudança do modelo colonial", lembrou o ex-líder, que governou Colômbia entre 1982 e 1986.

Por esse motivo, Betancur, reconhecido com homenagens como o reputado Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional (1993), ressaltou que região ibero-americana "perdeu o século XIX" ao não substituir este modelo.

O ex-presidente colombiano fez essa reflexão na conferência com a qual inaugurou um curso em Santander (norte da Espanha) na Universidade Internacional Menéndez Pelayo (UIMP).

Após a conferência e em declarações aos jornalistas, Betancur deu como exemplo desses pensamentos a atitude do presidente da Bolívia, Evo Morales, que, em sua opinião, não tem "percepção de substituição" do modelo colonial.

O ex-chefe de Estado acredita que Morales expressa alguns sinais de mudança, mas não confirma qual seria o modelo pretendido.

Além disso, Betancur também considera que o novo Governo colombiano "começou sob os melhores auspícios", apesar do atentado cometido na semana passada em Bogotá contra o complexo de edifícios onde ficam os escritórios da "Caracol Radio" e da "Agência Efe".

Segundo ele, aquele atentado é uma afirmação de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ainda existem. No entanto, o ataque ainda não teve autoria reivindicada por nenhum grupo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    -0,43
    3,262
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h58

    1,71
    62.729,27
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host