UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 09h12

Partidos opositores sul-africanos se unem para enfraquecer o governista

Johanesburgo, 16 ago (EFE).- O principal partido de oposição na África do Sul, a Aliança Democrática (DA), anunciou sua associação com outro grupo opositor, Democratas Independentes (ID), uma união que pretende ameaçar a maioria absoluta do governista Congresso Nacional Africano, no poder desde 1994.

Tal como informa hoje o diário sul-africano "The Star", os líderes dos dois grupos opositores, Helen Zille da DA e Patricia de Lille do ID, assinaram ontem um memorando de entendimento que contempla uma fusão gradual dos dois partidos e o desaparecimento do ID após as eleições gerais de 2014.

Os analistas afirmam que a aliança dos partidos opositores aumenta a possibilidade de que eles assumam o poder em várias cidades sul-africanas e que governem a província do Cabo Setentrional após as eleições gerais de 2014, o que debilitaria consideravelmente o CNA.

O partido governista venceu com mais de 60% dos votos cada uma das quatro eleições gerais da África do Sul desde o fim do regime segregacionista do apartheid em 1994, quando Nelson Mandela foi eleito primeiro presidente negro do país.

"A suposta política em favor dos pobres do CNA foi usada frequentemente para promover atividades turvas nas quais de fato está roubando dinheiro (destinado) aos mais desfavorecidos", disse De Lille após a assinatura do pacto.

Apesar do memorando de entendimento, a fusão oficial não será possível até as eleições gerais de 2014, já que emendas da Constituição sul-africana impedem que as cadeiras obtidas pelo ID nas eleições de 2009 passem à DA.

Contra 66% do CNA, o ID obteve menos de 1% dos votos nas eleições gerais de 2009, enquanto a DA conseguiu 17% dos votos.

O CNA reagiu à fusão dos dois grupos opositores afirmando que "a absorção do ID por parte da DA não é nenhuma ameaça".

"Nunca pode haver uma fusão verdadeira entre dois partidos que não têm a mesma força política", acrescentou o porta-voz do CNA, Jackson Mthembu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host