UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 12h57

Propaganda eleitoral gratuita na televisão começa na terça-feira

Rio de Janeiro, 16 ago (EFE).- A campanha para as eleições de outubro chega a uma fase decisiva amanhã, com o início da propaganda eleitoral gratuita na televisão.

As últimas pesquisas apontam a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 41% das intenções de voto, na frente do tucano José Serra, com 33%.

Em terceiro lugar aparece a candidata do PV, Marina Silva, com 10%, o que configura um cenário polarizado entre Dilma e Serra, que se alternaram na preferência dos eleitores nos últimos meses.

A televisão é considerada o principal meio de difusão política no Brasil e os analistas concordam em que a etapa da campanha que começará amanhã será determinante para o pleito.

O tempo que cada candidato terá para passar suas mensagens pela televisão foi fixado em função da representatividade que os partidos que o apoiam têm no Congresso, o que dá vantagem à petista.

A coligação de dez partidos liderada pelo PT garantirá um tempo de 10 minutos e 38 segundos no ar para Dilma, que, da mesma forma que os outros candidatos, terão seus programas transmitidos duas vezes a cada terça-feira, quinta-feira e sábado.

Serra contará com 7 minutos e 18 segundos e Marina terá 1 minuto e 23 segundos, enquanto outros seis candidatos, em sua maioria ainda desconhecidos pela maioria dos eleitores e que contam com uma intenção de voto menor que 1%, só disporão de entre 55 e 62 segundos.

Segundo o PT, a grande atração de suas propagandas eleitorais na televisão será, junto com Dilma, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mantém uma popularidade próxima a 80% e apoia a candidata.

Lula já participou de vários comícios ao lado de Dilma e no fim de semana passado divulgou um vídeo na internet pedindo que os brasileiros apoiem sua candidata, para aprofundar os avanços no país nos âmbitos social e econômico.

O PT antecipou que o primeiro programa de Dilma a mostrará em um percurso por um bairro popular do Rio de Janeiro, no qual o Governo desenvolveu importantes obras de saneamento e implantou planos dirigidos a reforçar a segurança.

No caso de Serra, seu primeiro programa tentará sensibilizar os eleitores em torno da necessidade de melhoras na saúde pública.

A propaganda eleitoral gratuita pela televisão vai até o dia 30 de setembro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host