UOL Notícias Notícias
 
17/08/2010 - 05h51

Povoado beduíno é destruído pela 4ª vez em 3 semanas por Israel

Jerusalém, 17 ago (EFE).- As forças de segurança israelenses demoliram nesta terça-feira, pela quarta vez em menos de três semanas, o povoado beduíno em de Al Arakib, no sul do país, no qual vivem entre 200 e 300 pessoas.

Funcionários públicos derrubaram um grupo de barracos que tinham sido levantadas nos últimos dias no povoado, que não é reconhecido oficialmente por Israel, informou o serviço de notícias israelense "Ynet".

Al Arakib é uma das 45 localidades beduínas em Israel cujas existências não são reconhecidas pelas autoridades e, portanto, todas suas construções, presentes ou futuras, são consideradas ilegais.

As quarenta casas originais do povoado, onde viviam mais de 300 pessoas (200 delas crianças), foram completamente demolidas em cumprimento de uma sentença judicial no último dia 27 de julho por uma força de 1.500 policiais, apoiada por helicópteros, segundo dados do Comitê Popular de Al Arakib.

Desde então, seus residentes voltaram a levantar o povoado em três ocasiões com barracos e estruturas precárias, que voltaram a ser derrubadas pela Polícia.

Quase a metade dos 160 mil beduínos de Israel (minoria árabe de origem nômade que em alguns casos habita a zona há séculos) vive em algum desses 45 povoados, que não aparecem nos mapas oficiais do país.

Os beduínos, que em alguns casos têm títulos de propriedade prévios à criação, em 1948, do Estado judeu, somam 27% da população do deserto do Neguev, mas apenas ocupam 3% de seu território, segundo dados da Associação pró direitos Civis de Israel.

Suas condições de vida contrastam notavelmente com as dos judeus que se assentaram na região por conta de uma política de colonização do Neguev destinada a obter a maioria demográfica em relação aos árabes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host