UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 17h09

EUA estão à espera de planos de Santos sobre acordo militar suspenso

Washington, 18 ago (EFE).- Os Estados Unidos disseram hoje esperar que a Colômbia detalhe seus planos sobre como proceder com o acordo militar suspenso pela Corte Constitucional do país e assegurou que, até então, a cooperação será baseada em "pactos preexistentes".

O porta-voz do Departamento de Estado americano para a América Latina, Charles Luoma-Overstreet, disse à Agência Efe que o Governo do presidente Barack Obama está esperando que o líder colombiano, Juan Manuel Santos, se pronuncie sobre a sentença da Corte Constitucional da Colômbia, para avaliar os próximos passos.

"Estamos esperando escutar da Administração de Santos seus planos sobre como proceder", disse o porta-voz.

Até então, "nossa estreita cooperação com a Colômbia continuará sob acordos preexistentes", acrescentou.

O Departamento de Estado reiterou novamente que o acordo de cooperação militar assinado entre os dois países em 2009, que permitia aos EUA o uso de até sete bases no país, "busca assegurar uma cooperação bilateral efetiva para responder às preocupações de segurança tais como o tráfico de drogas, grupos armados ilegais e o terrorismo".

O Alto Tribunal da Colômbia decidiu na terça-feira suspender o acordo de cooperação militar até que a iniciativa cumpra os trâmites próprios de um tratado internacional, ou seja, seja aprovado pelo Congresso da Colômbia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host