UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 16h55

Ibama proíbe caça de javalis no Brasil

Rio de Janeiro, 18 ago (EFE).- O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou hoje uma norma segundo a qual fica proibido caçar espécies consideradas pragas para a agricultura, como o javali, que antes era autorizada.

Deste modo, fica revogada uma lei que autorizava o controle da população de javalis, que eram capturados ou abatidos sem que as autoridades tivessem registro algum.

O Ibama qualificou esses animais como "praga" devido aos danos que causam nas colheitas, segundo a "Agência Brasil".

A necessidade de criar mais zonas de cultivo e o desmatamento resultante disso derivaram em aumento da população de javalis, que chegaram ao país pela fronteira com a Argentina.

Apesar da nova norma, o Ibama segue considerando o javali uma espécie invasora e nociva para as nativas, os seres humanos e o meio ambiente, por isso mantém a autorização para caçar estes animais em caso de emergência ou de forma circunstancial, para preservar as colheitas.

A nova instrução também prevê criar um grupo de trabalho que deverá definir propostas alternativas que permitam melhorar a eficácia do controle e minimizar o impacto destes animais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host