UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 18h56

Lula, Piñera e Morales inauguram corredor bioceânico em novembro

Santiago do Chile, 18 ago (EFE)).- Os líderes do Brasil, Bolívia e Chile devem inaugurar em novembro o corredor bioceânico que une os três países e conecta por terra o porto de Santos com o de Iquique (Chile) no Pacífico, confirmou hoje o presidente chileno, Sebastián Piñera.

"Entramos de acordo com os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales para inaugurar no mês de novembro o corredor bioceânico que vai unir o porto de Santos, no Atlântico, com (as cidades chilenas de) Arica e Iquique, um corredor de quase 4 mil quilômetros de extensão", detalhou Piñera.

"É uma mostra de que quando os países colaboram e unem forças são capazes de superar divisões do passado e enfrentar juntos os desafios do futuro", ressaltou o governante.

O ponta pé inicial deste corredor, que unirá por terra de forma contínua os oceanos Atlântico e Pacífico e do qual ainda faltam terminar 70 quilômetros, será realizado em uma cerimônia que acontecerá em um ponto ainda não determinado do trajeto por território boliviano.

Ao se referir às relações com os países vizinhos, Piñera comentou: "sempre tivemos duas agendas com o Peru e a Bolívia, uma agenda do passado, que remonta a fins do século XIX e que tendeu a nos dividir, mas também temos uma agenda de futuro que nos uniu e que tende a nos unir muito mais", acrescentou o presidente, que destacou que "as relações do Chile com a Bolívia e Peru estão em um bom momento e progredindo".

O líder assegurou que seu Governo - que começou no dia 11 de março, após duas décadas da centro-esquerda no poder - "privilegiou a agenda do futuro, fortalecendo e promovendo maiores acordos de integração econômica e comercial, tecnológica, cultural, de segurança e investimentos".

Admitiu, no entanto, que "há temas pendentes" com seus vizinhos do norte, como a demanda peruana perante a Corte Internacional de Justiça de Haia pela delimitação da fronteira marítima e a reivindicação boliviana de contar com uma saída soberana ao mar.

No dia 3 de agosto, Piñera qualificou como "muito produtivas e férteis" as reuniões de trabalho que teve com os presidentes Lula e Evo Morales, no marco da Cúpula do Mercosul, celebrada em San Juan, Argentina.

Nessa ocasião, os líderes concordaram em inaugurar o corredor bioceânico que une os três países em novembro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host