UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 22h35

Mais dois presos políticos cubanos chegam à Espanha nesta quinta-feira

Havana, 18 ago (EFE).- Os presos políticos cubanos Fabio Prieto Llorente e Juan Carlos Herrera Acosta chegarão amanhã à Espanha após serem libertados hoje, informaram à Agência Efe familiares e fontes da dissidência da ilha.

Prieto Llorente, de 47 anos, e Herrera Acosta, de 44, foram transferidos hoje para o aeroporto internacional José Martí, em Havana, de onde saem hoje à noite para Madri acompanhados por 11 parentes, no total.

Também fazem parte deste grupo parentes do dissidente Marcelo Cano Rodríguez que não puderam viajar com ele para Madri na segunda-feira, quando foi libertado, disse à Efe Elizardo Sánchez, porta-voz da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN).

Com a chegada amanhã a Madri destes dois presos políticos, serã 25 os dissidentes cubanos libertados e transferidos para a Espanha nas últimas semanas.

Do último grupo de seis prisioneiros cuja libertação imediata foi anunciada pela Igreja Católica no último dia 13, só ficaria pendente a soltura de Juan Adolfo Fernández.

Sua mulher, Julia Núñez, explicou à Efe que seu marido passará por exames médicos na sexta-feira.

"Ele está internado (no hospital prisional de Havana) desde sexta-feira passada", relatou Julia.

Fernández deve viajar apenas com seu irmão e Julia, segundo a própria esposa.

O processo de libertações e fruto do diálogo aberto em maio passado entre o Governo cubano e a alta hierarquia da Igreja Católica em Cuba, apoiado pela Espanha.

Na primeira fase, que começou em 12 de julho e terminou no dia 22 do mesmo mês, 20 presos foram libertados e imediatamente transferidos para a Espanha com suas famílias.

Segundo o compromisso do presidente cubano, Raúl Castro, serão libertados em até quatro meses os 52 presos do grupo dos 75 detidos na onda repressora de 2003 que ainda estavam nas prisões cubanas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host