UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 18h52

Obama garante que está cumprindo promessa de retirar tropas do Iraque

Washington, 18 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que está cumprindo seu compromisso assumido durante as eleições de terminar as missões de combate no Iraque e completar a retirada de milhares de soldados americanos do país.

"Estamos mantendo a promessa que fiz quando comecei minha campanha para a Presidência. No fim deste mês, teremos tirado 100 mil soldados do Iraque e nossa missão de combate terminará", disse Obama durante um ato político em Ohio.

O líder americano fez as afirmações durante o último de três dias de viagem por cinco estados para apoiar candidatos democratas nas eleições para governador.

Em paralelo, a Casa Branca divulgou uma mensagem na qual Obama destacou novamente seu compromisso com a retirada das tropas americanas do Iraque, enquanto as Forças de Segurança iraquianas assumem as tarefas do Exército dos EUA.

Nos últimos 18 meses, mais de 90 mil soldados americanos deixaram o país do Oriente Médio e, segundo Obama, sob um acordo com o Governo iraquiano, "todas as tropas estarão fora do Iraque até o fim do ano que vem".

O líder disse também que, uma vez concluída a Guerra do Iraque e que os soldados tenham voltado para casa, seu país tem a "obrigação moral" de velar pelo bem-estar dos veteranos de guerra que lutaram em território iraquiano.

Durante o ato em Ohio, Obama agradeceu o apoio dos eleitores que lhe deram a vitória em 2008 e atacou as políticas dos republicanos que, em sua opinião, "não funcionaram muito bem".

Nesse sentido, Obama criticou as políticas econômicas do então presidente George W. Bush e pediu aos eleitores locais que não votem nos republicanos: "quando há tempos difíceis, pode acontecer de nos cedermos facilmente ao cinismo e ao medo".

Atualmente, algumas pesquisas indicam que a popularidade de Obama continua em baixa, sobretudo por sua gestão no que diz respeito à recuperação econômica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host