UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 05h12

Partido de Merkel fica em baixa em pesquisa de intenção de votos

Berlim, 18 ago (EFE).- A coalizão do Governo da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, continua em baixa em pesquisa de intenção de votos, altamente dominada pelo partido da oposição social-democrata (SPD) e pelos verdes, segundo números divulgados nesta quarta-feira.

A pesquisa semanal do instituto Forsa destaca que os partidos da União (democratas-cristãos e sociais-cristãos bávaros, CDU/CSU) e seu aliado liberal (FDP) somam apenas 34% das intenções de voto, enquanto as duas grandes formações da oposição têm 47% e, com isso, uma hipotética maioria absoluta.

A Forsa prevê 30% de votos para a União e 4% para o FDP, que ficaria fora do Parlamento, por não superar a barreira de 5%, enquanto o SPD alcançaria 27%, os verdes 20% e a Esquerda 11%.

Outro instituto, o Allensbach, prevê piores resultados para Merkel, que esta semana voltou de férias. Segundo esta pesquisa, CDU/CSU teriam 31% de votos, sendo superada, pela primeira vez desde as eleições do ano passado, pelo SPD, com 32%.

Pela pesquisa do Allensbach, os verdes conseguiriam 17% de votos, os liberais 6% e a Esquerda 8,5%.

Os resultados das duas pesquisas preveem que os social-democratas e verdes conseguiriam uma maioria absoluta, e não necessitariam do apoio da Esquerda para tirar a coalizão de Merkel do poder.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host