UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 13h49

Rússia, Afeganistão, Paquistão e Tadjiquistão se unem na luta antiterrorista

Moscou, 18 ago (EFE).- Os presidentes da Rússia, Afeganistão, Paquistão e Tadjiquistão concordaram hoje em criar um mecanismo de consultas regulares para a luta contra o terrorismo e o narcotráfico, assim como para a cooperação econômica regional.

Os chefes de Estado russo, Dmitri Medvedev; afegão, Hamid Karzai; paquistanês, Asif Alí Kazari, e tadjique, Emomali Rahmon, fizeram a declaração conjunta na cúpula realizada no balneário de Sochi, nas margens do Mar Negro, explicou o ministro de Assuntos Exteriores russo, Serguei Lavrov.

"O ponto que caracterizou este fórum foi o compromisso com a cooperação e o desejo de conseguir que o formato de quarteto se transforme em um fator com cada vez mais peso nos esforços para fortalecer a estabilidade (regional)", disse o chefe de diplomacia russa, citado pelas agências locais.

O documento adotado pelos presidentes qualifica o terrorismo e o narcotráfico como "uma ameaça para a paz e a estabilidade" e referenda o compromisso dos quatro países de aumentar seus esforços para combater estes flagelos.

O quarteto manifestou sua disposição de somar a estas tarefas à Organização do Tratado de Segurança Coletiva, que agrupa sete países da comunidade pós-soviética e a Organização de Cooperação de Xangai, da qual são membros plenos China, Rússia e as antigas repúblicas soviéticas da Ásia Central.

Lavrov ressaltou que um dos temas centrais das conversas foi a situação no Afeganistão. Segundo ele, Medvedev e Karzai abordaram assuntos relativos à assistência militar russa ao Governo afegão em uma reunião bilateral prévia a cúpula.

"Em breve entregaremos uma nova partida de armas e munição para o Ministério do Interior do Afeganistão, e intensificaremos a capacitação do pessoal das forças da ordem afegãs", disse.

O ministro lembrou que a Rússia negocia com a Otan a provisão de helicópteros de combate tanto para o Exército afegão como para a coalizão internacional desdobrada no Afeganistão.

Ao inaugurar a reunião de Sochi, Medvedev afirmou que os quatro países poderiam retomar projetos econômicos realizados em tempos soviéticos.

Lavrov explicou que a Rússia foi convidada para participar do projeto, ainda no papel, para a provisão de energia elétrica do Tadjiquistão ao Paquistão através do território do Afeganistão.

"Estamos interessados", disse o ministro russo, que ressaltou que "é difícil superestimar" a importância deste projeto para a estabilidade regional e o desenvolvimento econômico do Afeganistão e dos países vizinhos.

Constatou que em geral os temas econômicos ocuparam grande parte da agenda da cúpula, na qual também se falou de impulsionar projetos conjuntos em transporte, infraestrutura e indústria extratora.

Os presidentes dos quatro países, disse Lavrov, pediram a seus ministros de Economia e Exteriores que coordenem sua cooperação no formato quatropartido.

"Para as titulares de Economia, trata-se antes de tudo de detalhar os projetos conjuntos; e para os de Exteriores, de continuar a cooperação diplomática com insistência no aumento dos esforços na luta contra o terrorismo e o narcotráfico", explicou.

O quarteto expressou sua solidariedade com o Paquistão por ocasião das graves inundações que já deixaram cerca de 1,4 mil mortos e entre 15 e 20 milhões de desabrigados, e pediu à comunidade internacional que coordene seus esforços para ajudar o povo paquistanês.

"Nos próximos dias será realizada sob a égide da ONU uma conferência especial sobre este tema, onde nós (Rússia) apresentaremos propostas sobre a coordenação que se requer", disse Lavrov.

A cúpula de Sochi foi a segunda deste quarteto: o encontro anterior foi realizado em Dusambe no dia 30 de julho do ano passado.

A próxima reunião será realizada novamente na capital do Tadjiquistão no próximo ano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host