UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 16h06

UE promete compromisso a longo prazo com o Paquistão

Bruxelas, 18 ago (EFE).- A alta representante da União Europeia (UE) para política externa, Catherine Ashton, disse hoje às Nações Unidas que a Europa se compromete "a longo prazo" com o Paquistão, depois da catástrofe humanitária provocada pelas graves inundações no país.

Ashton falou com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a quem ressaltou que a UE continuará apoiando o Paquistão "enquanto for necessário", disse em comunicado.

Além disso, destacou que o compromisso internacional "durável" será essencial para a recuperação a longo prazo do país asiático e ressaltou que a UE e todo o mundo estão interessados em ajudar para que o Paquistão fique estável e próspero.

A situação do Paquistão será discutida na reunião informal de ministros de Assuntos Exteriores marcada para o dia 10 de setembro em Bruxelas.

Além disso, a UE realizará, no início de outubro, uma reunião do chamado "Grupo de Amigos do Paquistão", onde serão avaliadas as medidas de ajuda e se discutirão os planos de reconstrução das áreas afetadas.

A Comissão Europeia anunciou hoje outros 30 milhões de euros de ajuda humanitária de urgência para os afetados pelas inundações, o que eleva a 70 milhões de euros o valor doado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host