UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 23h07

Última brigada de combate dos EUA deixa o Iraque

(Atualiza com detalhes adicionais sobre saída de tropas do Iraque).

Washington, 18 ago (EFE).- As últimas tropas de combate dos Estados Unidos deixaram hoje o Iraque rumo ao Kuwait, o que marca o fim da operação "Liberdade Iraquiana", que começou em 2003.

"É um momento histórico", disse à rede de televisão americana "MSNBC" o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, o qual insistiu que esse momento não representa o fim da missão americana no país.

"Estamos terminando a guerra, mas não estamos terminando nosso trabalho no Iraque", disse Crowley.

Segundo o porta-voz, os EUA têm um "compromisso a longo prazo" com o país árabe, onde permanecerão 50 mil soldados americanos que participarão dos trabalhos de formação das forças iraquianas, entre outras tarefas.

O último comboio do Batalhão de Combate da Quarta Brigada Stryker do Exército começou a entrar no Kuwait às 7h30 de hoje (hora de Brasília), segundo a rede de televisão americana "NBC".

Apesar da retirada da brigada, nem a Casa Branca, nem o Pentágono deram a missão de combate no Iraque como terminada. Ela acaba oficialmente no próximo dia 31.

A operação "Liberdade Iraquiana" começou em 20 de março de 2003 durante a Presidência de George W. Bush com a justificativa de que o regime do falecido ditador Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa.

A guerra do Iraque provocou mais de quatro mil baixas no Exército americano e de dezenas de milhares de iraquianos.

A ONG Iraq Body Count, com sede na Alemanha, calcula que entre 97 mil e 106 mil iraquianos morreram desde a invasão americana.

O presidente americano, Barack Obama, afirmou hoje que está cumprindo sua promessa eleitoral de terminar as missões de combate no Iraque e completar a retirada de milhares de soldados americanos desse país.

"Ao final deste mês, teremos tirado 100 mil soldados do Iraque e nossa missão de combate terminará", disse Obama.

Nos últimos 18 meses, mais de 90 mil soldados americanos saíram do Iraque. Segundo Obama, mediante um acordo com o Governo iraquiano, todas as tropas dos EUA "estarão fora do Iraque ao final do ano que vem".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host