UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 08h34

Chegam à Espanha 2 presos políticos cubanos após serem libertados

Madri, 19 ago (EFE).- O preso político cubano Juan Carlos Herrera Acosta chegou hoje a Madri e outro, Fabio Prieto Llorente, chegará nas próximas horas à capital espanhola, após serem libertados nesta quarta-feira em Cuba, informaram à Agência Efe fontes da Cruz Vermelha.

Acosta, jornalista de 44 anos, viajou a Madri em um voo da companhia aérea Air Europa, que aterrissou na capital espanhola às 12h14 local (7h14 de Brasília).

Já Llorente, de 47 anos e também jornalista, viaja para Madri em um voo da companhia aérea Iberia.

Junto a eles, viajam também outras 16 pessoas, familiares dos presos políticos, explicou Blas Bayonne, porta-voz da Cruz Vermelha, organização que coordena a operação.

Entre essas pessoas, há vários amigos do dissidente Marcelo Cano Rodríguez, que não puderam viajar com ele a Madri na segunda-feira passada quando foi libertado, segundo fontes da dissidência na ilha.

Os ex-prisioneiros, que foram transferidos na quarta-feira à noite ao aeroporto internacional de Havana para viajar a Madri, serão hospedados temporariamente em um hotel de Móstoles, a cerca de 20 quilômetros da capital espanhola.

Com a chegada desses dois presos acompanhados de suas famílias, totalizam 25 dissidentes cubanos libertados até agora e transferidos à Espanha nas últimas semanas.

Este processo de libertações é resultado do diálogo aberto em maio passado entre o Governo do general Raúl Castro e a alta hierarquia da Igreja Católica em Cuba, apoiado pelo Executivo da Espanha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h10

    -0,34
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h11

    1,44
    62.558,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host