UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 06h17

China envia representante a Pyongyang para tentar discutir desnuclearização

Pequim, 19 ago (EFE).- O representante da China para a Península Coreana, Wu Dawei, viajou esta semana a Pyongyang para discutir o possível reatamento do diálogo a seis (entre as Coreias, China Rússia, Estados Unidos e Japão) para a desnuclearização norte-coreana, confirmou nesta quinta-feira o Governo chinês.

Wu "discutiu pontos de vista com a parte norte-coreana sobre a manutenção da paz e a estabilidade da Península", destacou o Ministério de Assuntos Exteriores chinês em breve comunicado.

A viagem de Wu, que durante anos liderou a delegação chinesa no diálogo a seis, acontece em um momento de forte tensão entre as duas Coreias, iniciado em março com o afundamento de um navio de guerra sul-coreano por um torpedo supostamente lançado pelo vizinho do norte.

Ao incidente se somaram outros, como a detenção este mês de um barco pesqueiro sul-coreano com sete tripulantes a bordo (quatro sul-coreanos e três chineses), pela violação das águas territoriais norte-coreanas, um fato do que Pyongyang confirmou também nesta quinta-feira.

Além disso, Coreia do Sul e EUA realizaram no final de julho manobras militares conjuntas no Mar do Japão, em iniciativa que foi vista como uma demonstração de força frente a Pyongyang. O Pentágono já confirmou que serão realizados novos exercícios navais em setembro.

Acrescentando ainda mais tensões na zona, nesta quarta-feira um caça norte-coreano, pilotado supostamente por um desertor, se acidentou na China, perto da fronteira com a Coreia do Norte.

Pyongyang realizou seus primeiros testes com armas nucleares em 2006, apesar das conversas de seis lados realizadas desde 2002, com a China como nação anfitriã.

Isso não impediu que a China, aliado tradicional da Coreia do Norte, continuasse defendendo o diálogo como a única via para que o isolado regime comunista de seus vizinhos detenha seu programa nuclear, em troca de ajuda humanitária e garantias de segurança.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host