UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 21h28

EUA dizem que israelenses e palestinos estão perto do diálogo direto

Washington, 19 ago (EFE).- Israelenses e palestinos estão perto de decidir pela retomada das negociações diretas de paz, assegurou hoje o Departamento de Estado americano.

"Pensamos que estamos muito, muito perto de uma decisão por parte dos envolvidos para iniciar as negociações diretas", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, em sua entrevista coletiva diária.

Crowley advertiu, no entanto, que há detalhes nos quais ainda se trabalha para chegar definitivamente à retomada.

"Não está feito até que esteja feito, mas estamos muito contentes", reiterou.

O porta-voz informou que a secretária de Estado, Hillary Clinton, conversou hoje por telefone com seu colega jordaniano, Nasser Judeh, e com o representante do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair, como parte de seus esforços para impulsionar o diálogo direto.

Na quarta-feira à noite, Hillary também falou com o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad.

O Quarteto, formado por EUA, Rússia, ONU e União Europeia (UE), pode emitir um comunicado conjunto em apoio ao diálogo direto de paz que está suspenso desde dezembro de 2008.

"Se chegarmos ao ponto ao qual esperamos chegar, os membros do Quarteto demonstrarão seu apoio ao processo, nós demonstraremos nosso apoio pelo processo e delinearemos os detalhes para onde vamos partir desse momento", declarou Crowley.

"Não vamos negociar em público porque queremos garantir que as partes entendam corretamente o que aceitam e que possamos avançar no processo com as expectativas claras", explicou o porta-voz.

As pressões diplomáticas para que israelenses e palestinos deem esse passo estão crescendo diante da proximidade do dia 26 de setembro, quando termina a moratória de dez meses sobre a construção de assentamentos nas colônias judaicas da Cisjordânia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    -0,15
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h01

    0,06
    63.295,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host