UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 05h00

França inicia deportação de ciganos à Romênia

Paris, 19 ago (EFE).- As autoridades francesas deportam nesta quinta-feira um primeiro grupo de 79 ciganos à Romênia em um voo, cujo horário e aeroporto de saída são desconhecidos.

Este é o primeiro voo dos três previstos para os próximos dias, segundo anunciou o ministro do Interior, Brice Hortefeux, que explicou que espera que sejam deportados cerca de 700 ciganos em situação irregular.

Os deportados são "romanis", como são conhecidos na França os ciganos do Leste Europeu, que foram acolhidos por um programa de ajuda para retorno, que consiste em uma passagem de avião e 300 euros por adulto ou 100 euros por criança.

O Governo francês insiste, portanto, que estas são deportações "voluntárias" de imigrantes em situação irregular que aceitam voltar a seus países.

No entanto, as críticas se multiplicam perante a ofensiva lançada pelas autoridades contra os ciganos, cujos acampamentos são desmantelados por todo o país.

Foi o próprio presidente francês, Nicolas Sarkozy, quem deu a ordem ao Governo de evacuar e de destruir a metade das instalações nas quais vivem no prazo de três meses.

Hortefeux está cumprindo a orientação. Em menos de um mês, já desmantelou mais de 50 acampamentos, o último na manhã desta quinta-feira (horário local, madrugada no Brasil), em Isère, sudeste da França.

A Administração regional divulgou um comunicado no qual informa que foram evacuados 100 ciganos em uma operação que "responde às instruções" do ministro do Interior.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host