UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 16h16

Fundação Niemeyer estuda abrir centro no 103º aniversário do arquiteto

Avilés (Espanha), 19 ago (EFE).- O Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, em Avilés, no norte da Espanha, pode ser inaugurado em uma primeira fase no dia 15 de dezembro, por ocasião do 103º aniversário do arquiteto brasileiro.

É a intenção, embora sem confirmação oficial, expressada hoje por um representante da Fundação Niemeyer durante a apresentação dos dias de portas abertas do centro cultural neste fim de semana.

As obras do complexo devem terminar em dezembro, mas as primeiras atividades só devem acontecer nos primeiros meses de 2011, disseram fontes oficiais no final de julho.

Um porta-voz da fundação explicou hoje que a intenção é inaugurar, pelo menos, a obra arquitetônica, principal patrimônio do centro cultural, no dia do aniversário de Niemeyer.

Por enquanto, será possível visitar neste fim de semana o local de forma completamente livre pela primeira vez desde o início das obras, em 12 de abril de 2008.

Segundo o arquiteto chefe da obra, Roberto Alonso, os visitantes poderão ter a "percepção do espaço" tal como o concebeu Oscar Niemeyer e, deixando de lado o fato de que o complexo ainda não está concluído, "vão ter uma ideia real do que vai ser no final".

Uma das atrações do centro cultural é o auditório, de oito andares, que graças a um recurso arquitetônico característico de Niemeyer poderá oferecer espetáculos dentro e fora do prédio.

Do lado de dentro, há 998 poltronas. Uma parede retrátil permite a abertura do palco do auditório para o lado de fora, onde 40 mil pessoas podem acompanhar eventos ao ar livre a partir da praça do complexo.

O edifício abrigará salas de ensaio, de reuniões e conferências, além de oficinas e um cinema de 98 lugares com uma programação de pelo menos quatro sessões semanais.

Os visitantes também poderão conhecer a chamativa e emblemática cúpula que abrigará o museu permanente de Niemeyer e as exposições temporárias, em um espaço com bastante claridade, desenhado até o último detalhe pelo arquiteto brasileiro.

No entanto, ainda não será possível visitar a torre do complexo, que terá um mirante e um restaurante.

Após as visitas abertas deste fim de semana, haverá visitas guiadas até o próximo dia 29. Todas as 2.240 vagas já foram preenchidas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h09

    0,30
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h19

    0,41
    74.751,08
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host