UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 15h05

Medvedev faz visita à Armênia com homenagem ao monumento do genocídio no país

Moscou, 19 ago (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, começou hoje sua visita oficial de dois dias à Armênia com uma oferenda de flores ao monumento dedicado ao genocídio armênio.

Acompanhado do ministro de Exteriores armênio, Eduard Nalbandián, o chefe do Estado russo depositou flores aos pés do monumento, que presta homenagem ao massacre de centenas de milhares de armênios pelo Império Otomano em 1915, que a Turquia não reconhece como "genocídio".

Medvedev viajou hoje à Armênia para prolongar até 2044 a presença de uma base militar da Rússia nesse país do Cáucaso e negociar a construção de uma nova usina nuclear.

O líder russo manterá negociações com o presidente armênio, Serj Sargsyan, e visitará a cidade de Gyumri, onde em vigor do acordo assinado em 1995 por 25 anos se encontra a única base militar que a Rússia tem na Transcaucásia.

O renovado acordo não só prolongará até 2044 a permanência da base de Gyumri, mas também prevê sua renovação automática a cada meia década.

Os dois líderes também devem assinar um acordo para a manutenção e reparação do armamento das tropas russas e do Exército da Armênia.

Além disso, Medvedev e Sargsyan discutirão a cooperação econômica bilateral e o andamento de importantes projetos realizados na Armênia por empresas russas, indicou disse às agências russas Serguei Prikhodko, assessor do Kremlin para Assuntos Internacionais.

O ponto mais importante da agenda econômica de Medvedev em Yerevan será o financiamento e construção por companhias russas de uma nova usina atômica na Armênia, com um reator de 1.060 megawatts de potência e um prazo de exploração de 60 anos.

Por último, Medvedev e Sargsyan falarão sobre a situação na região do Cáucaso e o processo de regra do conflito entre Armênia e Azerbaijão pelo enclave de Nagorno-Karabakh, no qual Rússia é um dos países mediadores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h29

    -0,93
    3,149
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h30

    1,07
    68.705,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host