UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 05h30

Paquistão anuncia criação de conselho de fiscalização de fundos de ajuda

Islamabad, 19 ago (EFE).- O primeiro-ministro do Paquistão, Yousef Raza Guilani, anunciou nesta quinta-feira a criação de um ente independente para supervisionar a transparência na gestão e distribuição dos fundos de ajuda aos milhões de afetados pelas graves inundações sofridas pelo país.

"O Governo está totalmente comprometido a garantir a transparência. Nossas ações serão apuradas publicamente", disse Guilani durante uma reunião extraordinária do Executivo, em declarações retransmitidas pela rede televisiva estatal "PTV".

O primeiro-ministro revelou que o ente, chamado Conselho de Supervisão da Gestão e composto por "destacadas personalidades de diferentes âmbitos", trabalhará com "efeito imediato" para que haja "uma distribuição equitativa do dinheiro, sem discriminação".

"O desafio que enfrentamos não tem precedentes. A classe administrativa está unida e é plenamente consciente de suas responsabilidades", acrescentou Guilani, que se comprometeu a controlar pessoalmente a situação.

O primeiro-ministro discursou no início da reunião da Comissão Nacional de Gestão de Desastres (NDMC, na sigla em inglês), integrada por vários ministros de seu Gabinete, que está analisando a situação causada pelas inundações e os trabalhos de assistência aos desabrigados.

O encontro, além disso, tem participação de representantes de todos os corpos das Forças Armadas, da oposição política, da sociedade civil e das administrações provinciais.

O anúncio de uma comissão independente coincide com uma sessão plenária da ONU em Nova York, onde o secretário-geral do organismo, Ban Ki-moon, e a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, devem pedir mais ajuda internacional para os afetados pelas chuvas no Paquistão.

As piores inundações dos últimos oitenta anos no território mataram quase 1.500 pessoas e afetaram cerca de 20 milhões de habitantes, segundo dados das autoridades do país asiático.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host