UOL Notícias Notícias
 
22/08/2010 - 08h40

Ataques deixam pelo menos 6 mortos no Afeganistão

Cabul, 22 ago (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram em ataques registrados neste fim de semana no sudeste do Afeganistão, informou hoje a Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf).

Uma mulher e uma criança perderam a vida ontem num combate entre as forças americanas e afegãs e a insurgência talibã na província de Helmand (sul), segundo um comunicado divulgado hoje pela Isaf - força da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Os fundamentalistas atacaram uma patrulha com lança-granadas e as forças aliadas responderam com fogo de morteiro e armas curtas.

De acordo com a informação que a Isaf recebeu de testemunhas, a criança morreu em decorrência de um tiro com lança-granadas dos talibãs.

"Os insurgentes lançam ataques sem respeito aos inocentes civis afegãos que podem ser atingidos no fogo cruzado", lamentou um porta-voz da Isaf, coronel americano James Dawkins.

Dois soldados da Otan morreram hoje em um ataque insurgente, mas a organização militar não detalhou a província onde aconteceu o ataque nem a nacionalidade das vítimas.

A Isaf também informou hoje sobre uma operação registrada ontem na província de Zabul (sul) contra um "comandante talibã" que organiza a colocação de artefatos explosivos na região.

Em um ataque aéreo na localidade de Mar Bolag desta província, o Exército americano matou dois supostos insurgentes.

Em outra ofensiva, a Otan assegura ter detido vários talibãs na vizinha província de Kandahar, o centro espiritual do movimento rebelde.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host