UOL Notícias Notícias
 
22/08/2010 - 15h22

Membro da OLP diz que Netanyahu pretende arruinar negociações de paz

Jerusalém, 22 ago (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pretende arruinar as negociações de paz diretas que começarão em Washington no próximo dia 2 de setembro, declarou neste domingo Wasel Abu Youssef, membro do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

"As pré-condições (feitas neste domingo por Netanyahu) para que os palestinos reconheçam Israel como o Estado dos judeus farão fracassar as negociações antes que comecem", disse Youssef, em Ramala, a jornalistas.

"Os palestinos rejeitam diretamente qualquer exigência para reconhecer Israel como estado judeu; é um dos tabus para os palestinos", assegurou.

Netanyahu assinalou neste domingo que "as negociações requeriam que as duas partes fizessem concessões" e reiterou várias de suas exigências rechaçadas pela OLP.

A paz, segundo o chefe de Governo, deve ser alcançada em três níveis: "O primeiro são autênticos acordos para a segurança do Estado de Israel. O segundo, o reconhecimento de Israel como o Estado do povo judeu, incluindo o assunto do direito do retorno e a solução aos refugiados palestinos, que se encontraria no futuro Estado palestino".

O terceiro nível é o estabelecimento de um Estado palestino, algo que, para Netanyahu, "deve ser desmilitarizado e que suponha o fim do conflito, de modo que este não continue de nenhuma outra maneira".

Na sexta-feira passada, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, convidou israelenses e palestinos a iniciar conversas diretas de paz com mediação da Casa Branca.

Os palestinos aceitaram o processo direto de diálogo após semanas de intensas pressões e três meses de conversas indiretas que não parecem ter rendido fruto algum.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h17

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host