UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 09h41

Atentado em mesquita deixa ao menos 17 mortos no Paquistão

Islamabad, 23 ago (EFE).- Pelo menos 17 pessoas morreram hoje e 11 ficaram feridas em um atentado numa mesquita da região tribal do Waziristão do Sul, um bastião da insurgência talibã no Paquistão, informou a rede televisiva "Geo".

Entre os mortos, está o ex-deputado Noor Mohamed, que proferia um sermão na mesquita no momento da explosão.

Dos 11 feridos, três estão em situação grave, segundo fontes de hospitais citadas pela emissora "Geo".

O atentado ocorreu em uma mesquita dentro de um centro religioso de Wana, no Waziristão do Sul - região que faz fronteira com o Afeganistão -, onde o Exército lançou uma grande operação antitalibã no ano passado.

Segundo o canal "Express", uma centena de pessoas se concentravam na mesquita quando ocorreu o atentado.

Alguns meios de comunicação paquistaneses cogitam a possibilidade de que se trate de um ataque suicida, algo habitual nas explosões registradas em mesquitas.

As autoridades paquistanesas têm pouca presença tanto no Waziristão do Sul como nas sete regiões tribais do noroeste do Paquistão, onde predomina a etnia pashtun e onde buscam se esconder líderes talibãs e da rede terrorista Al Qaeda.

O Waziristão do Sul era um dos alvos mais atingidos pelos aviões espiões americanos que habitualmente bombardeiam a fronteira para matar insurgentes.

Mas, nos últimos meses, após a operação do Exército paquistanês lançada nesta região, os aviões não-tripulados foram atacando com maior insistência refúgios no vizinho Waziristão do Norte, onde fica a suposta base de operações da rede fundamentalista Haqqani, acusada de alguns dos atentados mais violentos no Afeganistão.

Mais ao norte, três pessoas perderam a vida hoje por causa de outra explosão enquanto se realizava um conselho tribal, dessa vez na região de Kurram, que também faz fronteira com o Afeganistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host