UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 01h11

Austrália, Nova Zelândia e Rússia entram para o fórum Ásia-Europa

Sydney (Austrália), 23 ago (EFE).- Austrália, Nova Zelândia e Rússia entraram para o Asia-Europe Meeting (Asem), o principal fórum multilateral de diálogo entre Europa e Ásia, informa hoje a imprensa neo-zelandesa.

Austrália e Nova Zelândia são as primeiras nações não asiáticas nem europeias em fazer parte do Asem.

O ministro de Assuntos Exteriores neozelandês, Murray McCully, disse ao jornal "New Zealand Herald" que planeja participar da próxima reunião do Asem no próximo dia 26 de setembro em Bruxelas.

"Será uma reunião de países que têm uma influência-chave em muitos assuntos que ocorrem em outros lugares do mundo. É uma conversa que não queremos perder", declarou McCully.

O Asem, que será o primeiro canal de comunicação direto entre o Governo neozelandês e a União Europeia (UE), foi criado em 1996 para fomentar o diálogo entre os países asiáticos e europeus.

Além de Nova Zelândia, Austrália e Rússia, o fórum inclui os 27 países da UE e 16 asiáticos (Mianmar, Brunei, Camboja, Coreia do Sul, China, Filipinas, Índia, Indonésia, Japão, Laos, Malásia, Mongólia, Paquistão, Cingapura, Tailândia e Vietnã).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host