UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 17h19

Brasil tem mais de 12,3 mil focos de incêndio devido à seca

Brasília, 23 ago (EFE).- Nos últimos dois dias as autoridades do Brasil identificaram um total de 12.331 focos de incêndio em todo o país, sendo que em algumas regiões os incêndios já consumiram áreas equivalentes a 1 milhão de campos de futebol, informaram hoje fontes oficiais.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a situação é pior na região centro-oeste do país, onde há zonas nas quais não chove desde o mês de abril, como é o caso da cidade de Brasília e seus arredores, incluindo o Parque Nacional Chapada dos Viadeiros.

Entre os estados mais afetados o Inpe citou o Mato Grosso, Pará, Rondônia, Goiás e Tocantins.

No último caso, o fogo já devorou quase 1 milhão de hectares do parque Ilha de Bananal, considerado um santuário ecológico pela riqueza de sua fauna e flora.

No parque, assim como ocorre em muitos outros lugares do país, foram deslocadas inúmeras equipes de bombeiros para tentar conter as chamas, que na maioria dos casos foram atribuídas à intensa seca e a baixa umidade do ar, que em certas regiões alcança níveis desérticos.

A coordenadora do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Ana Maria Canutti, disse que, além da baixa umidade e da falta de chuvas, em alguns casos se comprovou que os incêndios foram provocados por turistas e pela "imprudência" dos agricultores que preparam os terrenos para semear.

No entanto, as previsões do serviço de meteorologia não são encorajadoras. As chuvas para as regiões afetadas pela seca só devem chegar no fim de setembro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h16

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host