UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 11h27

Farc pedem assembleia da Unasul para expor sua visão do conflito colombiano

Bogotá, 23 ago (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pediram à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) que convoque uma assembleia para expor sua "visão" sobre o conflito colombiano, reiterando a vontade de buscar uma "saída política".

"Senhores presidentes: quando estimarem oportuno, estamos dispostos a expor em uma assembleia da Unasul nossa visão sobre o conflito colombiano", diz uma carta aberta do comando central das Farc divulgada hoje por uma agência próxima a esse grupo armado.

A carta, divulgada pela agência de notícias "Anncol", que costuma divulgar os pronunciamentos do grupo rebelde, data de "agosto de 2010" nas "montanhas da Colômbia".

Na mensagem, a guerrilha afirma que o Governo da Colômbia "mantém fechada a porta ao diálogo com a insurgência, influenciado pela miragem de uma vitória militar e pela ingerência de Washington".

Em seguida, as Farc expressam à Unasul sua "irredutível vontade de buscar uma saída política ao conflito", porque consideram que "a paz da Colômbia é a paz do continente".

"O drama humanitário da Colômbia pede a mobilização e solidariedade continental. A obsessão oligárquica por submeter militarmente a guerrilha há 46 anos e a execução dos planos beligerantes e repressivos de Washington custaram inúmeros massacres", denunciam os rebeldes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h39

    -0,21
    3,272
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host