UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 17h32

Grupo de Fini propõe a Berlusconi a formação de uma nova coalizão

Roma, 23 ago (EFE).- O movimento político Futuro e Liberdade (FLI), formado por um grupo de parlamentares dissidentes do partido do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, propôs hoje ao chefe do Executivo formar uma nova coalizão governamental com os líderes moderados de centro e evitar as eleições antecipadas.

A proposta, que diminuiria o poder da Liga Norte, atual parceiro de Berlusconi no Governo, foi lançada pelo porta-voz do FLI na Câmara dos Deputados, Italo Bocchino, em uma carta enviada ao site da associação "Generazione Italia".

Bocchino considera que esta nova coalizão é a única forma que o primeiro-ministro tem para superar a crise interna que o Executivo atravessa após a expulsão do presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, no dia 29 de julho.

A expulsão levou Fini, co-fundador do PDL junto a Berlusconi, a criar o FLI, um grupo parlamentar autônomo na Câmara dos Deputados e no Senado e cujo voto ainda é essencial para a estabilidade do Governo.

Bocchino advertiu que convocar eleições antecipadas antes de 2011 só beneficiará à Liga Norte, partido liderado por Umberto Bossi.

Segundo o líder do FLI, a Liga conseguiria nestas eventuais eleições votos a Berlusconi - como já aconteceu nas eleições regionais de março - e o primeiro-ministro ficaria à mercê do partido federalista na Câmara dos Deputados.

Para evitar esta situação, Bocchino propõe a Berlusconi que recorra ao Parlamento e dê lugar "a um novo Governo de perfil reformista e com uma maioria mais ampla, construindo uma nova coalizão" que inclua outros partidos.

Bocchino insistiu que Berlusconi "ou arrisca tudo" ou apela às urnas, como disse que faria caso seu programa de Governo não supere a questão da confiança à qual será submetido após o verão.

O porta-voz do FLI na Câmara dos Deputados ressalta que sua proposta é "um caminho quase impossível" para Berlusconi, porque "teria que substituir a lógica da monarquia empresarial pela da democracia republicana".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host