UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 10h33

Irã ameaça responder com vigor eventual ataque estrangeiro

Teerã, 23 ago (EFE).- O ministro de Defesa iraniano, general Ahmad Vahidi, advertiu hoje que, no caso de uma intervenção militar contra o Irã, a República Islâmica replicaria de forma muito mais ampla.

Segundo a agência pública iraniana de notícias "Irna", Vahidi fez a declaração durante a inauguração da linha de produção de dois modelos de lanchas de assalto.

"Os inimigos devem ter cuidado com suas aventuras e deixar de brincar com fogo, já que, caso contrário, a resposta do Irã será inesperada", disse Vahidi.

O alto comando militar iraniano acrescentou que, no caso de um ataque inimigo ao Irã, a resposta deste país não se limitará a sua própria região.

Vahidi disse também que a política do Irã é defensiva e busca estabelecer amizades com todos os países que sejam reconhecidos oficialmente.

O Irã mantém uma disputa com a comunidade internacional por se negar a suspender o programa de enriquecimento de urânio, que potências ocidentais suspeitam de ter fins militares, mas Teerã sustenta ser para fins exclusivamente pacíficos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host