UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 15h41

Michelle Obama e Laura Bush lembram atentados de 11 de setembro

Washington, 23 ago (EFE).- A esposa do presidente dos Estados Unidos, Michelle Obama, lembrará na Pensilvânia junto à ex-primeira-dama Laura Bush o nono aniversário dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, informou hoje a Casa Branca.

Em seu primeiro ato juntas desde a entrada de Obama na Casa Branca, as duas pronunciarão seus discursos em Shanksville (Pensilvânia), localidade na qual caiu o voo 93 da United, um dos quatro aviões sequestrados por terroristas em 2001.

O lugar escolhido para a cerimônia é o mesmo no qual se constrói atualmente o Monumento Nacional do Voo 93, cuja inauguração está prevista para o dia 11 de setembro de 2011 e que prestará homenagem aos 40 passageiros e membros da tripulação do avião acidentado.

Na cerimônia também participarão, entre outros, o secretário de Interior dos EUA, Ken Salazar, e o governador da Pensilvânia, o democrata Ed Rendell.

"Sinto-me orgulhosa de fazer parte da cerimônia que honrará os corajosos atos dos passageiros do voo 93", disse Laura Bush em comunicado.

A mulher do ex-presidente George W. Bush ressaltou que o "valente sacrifício" desses "extraordinários homens e mulheres" não deve ser esquecido nunca.

O voo 93 caiu no dia 11 de setembro em Shanksville depois que seus próprios passageiros, alertados pelo ocorrido nos outros aviões sequestrados, renderam os três terroristas que tinham tomado os controles do Boeing 757.

Segundo a investigação oficial dos atentados, o avião se dirigia ao edifício do Congresso ou à Casa Branca.

O próximo 11 de setembro marcará o nono aniversário dos atentados, que deixaram 2.752 mortos em Nova York, e o segundo ano de Barack Obama como presidente.

O líder, cuja agenda para este dia ainda é desconhecida, lembrou a data em 2009 com uma homenagem no edifício do Pentágono na capital, onde morreram 184 pessoas com a queda de um dos aviões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host