UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 20h42

Conselho de Segurança da ONU decide renovar mandato da Finul

Nações Unidas, 24 ago (EFE).- O presidente rotativo do Conselho de Segurança da ONU, o embaixador russo Vitaly Churkin, anunciou hoje que o órgão chegou a um consenso para renovar o mandato da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul) na próxima segunda-feira.

"Os membros do Conselho expressaram seu agradecimento à Finul pelo papel que desempenha e estão de acordo em renovar sem mudanças o mandato por mais 12 meses", afirmou Churkin na saída de uma reunião do órgão sobre o Líbano.

O embaixador libanês na ONU, Nawaf Salam, expressou o agradecimento de seu Governo ao trabalho da Finul e de seu chefe, o general espanhol Alberto Asarta.

Também pediu a total implantação da resolução 1.701 que pôs fim à guerra entre Israel e o grupo xiita libanês Hisbolá em agosto de 2006.

"Mais uma vez, o Líbano expõe perante o Conselho as graves violações israelenses da resolução 1.701, como a violação quase diária de sua soberania territorial, marítima e aérea", acrescentou.

O Conselho de Segurança deve ampliar o mandato da missão de paz na próxima segunda-feira, após receber o sinal verde do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que em relatório recente também recomendou estender por um ano a presença das tropas internacionais.

A fronteira entre Líbano e Israel foi cenário no dia 3 de agosto de um grave conflito entre soldados dos dois países, e ameaçou provocar tensão quatro anos após a guerra.

Dois soldados, um jornalista libanês e um militar israelense morreram na troca de tiros.

Após a intervenção dos comandantes da Finul, os dois lados reafirmaram o desejo de evitar um novo conflito e o respeito à chamada "linha azul" que separa os dois países.

Os mais de 12 mil soldados da missão da ONU se encarregam de vigiar o cessar-fogo vigente na região, assim como os esforços das Forças Armadas libanesas para traçar e assegurar suas fronteiras terrestres e marítimas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host