UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 06h38

EUA informam que número de militares no Iraque já é menor que 50 mil

Bagdá, 24 ago (EFE).- O Exército americano no Iraque informou nesta terça-feira que reduziu o número de tropas que mantém no país a menos de 50 mil homens, número marcado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o fim das operações de combate.

Segundo comunicado militar, este é o número de soldados que o Governo tinha decidido que permanecesse no Iraque após o final das operações de combate, marcado para o próximo dia 31.

A nota ressalta que os militares se dedicarão a partir dessa data ao treinamento e assessoria das Forças de Segurança iraquianas e a oferecer apoio na luta contra o terrorismo caso seja solicitado pelas autoridades do país do Oriente Médio.

Esta nova etapa será conhecida como "Novo Amanhecer", e vai durar até a retirada total do Exército americano, prevista para o final de 2011.

Aquele que era considerado o último batalhão de combate americano no Iraque, a Quarta Brigada Stryker da Segunda Divisão de Infantaria, deixou o país na quarta-feira passada, mas ainda permaneciam no país 56 mil soldados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host