UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 15h02

Hamas adverte que diálogo direto com Israel busca liquidar causa palestina

Damasco, 24 ago (EFE).- O líder máximo do Hamas, Khaled Meshaal, exilado em Damasco, advertiu hoje que as negociações diretas entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP), que qualificou de "ilegítimas", têm como objetivo liquidar a causa dos palestinos.

"As conversas diretas são produto da coerção, de um pedido americano. As negociações nunca terão solução. Mesmo que tenham sucesso, elas liquidarão a causa palestina", disse Meshaal aos jornalistas.

Na semana passada, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que israelenses e palestinos iniciariam em 2 de setembro, em Washington, negociações diretas de paz com mediação da Casa Branca.

A ANP aceitou entrar no processo direto de diálogo após semanas de intensas pressões e três meses de conversas indiretas que não parecem ter obtido resultado algum.

Além disso, Meshaal pediu ao presidente egípcio, Hosni Mubarak, e ao rei Abdullah II da Jordânia, que confirmaram sua presença na reunião do próximo dia 2, para que não participem dessa conferência de paz, já que a única coisa que conseguirão será "uma catástrofe" para todos.

O secretário-geral do escritório político do grupo islâmico fez, além disso, um pedido para consolidar a unidade palestina e impor a resistência.

Meshaal acrescentou que os negociadores da ANP não estão autorizados a representar todos palestinos nessas conversas diretas.

O processo de paz permanece estagnado desde dezembro de 2008, após uma operação militar israelense contra a Faixa de Gaza, na qual morreram 1,4 mil palestinos, em sua maioria civis.

O início de conversas diretas foi anunciado após sete rodadas de diálogo indireto iniciado em 9 de maio passado, com a mediação do enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host