UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 19h58

Marines americanos ainda devem ficar anos no Afeganistão

Washington, 24 ago (EFE).- Os fuzileiros navais dos EUA podem ficar anos no Afeganistão depois da data prevista para o início da retirada das tropas americanas, em julho de 2011, disse hoje o comandante dos marines, James Conway.

"Acho realmente que algumas unidades americanas em certas partes do Afeganistão devolverão a responsabilidade às forças de segurança afegãs em 2011, mas não os marines", assinalou.

Conway lembrou que os marines se encarregam das regiões de Helmand e Kandahar, berço do movimento talibã.

O general analisou o papel dos fuzileiros navais no Afeganistão e a situação do país após a chegada este mês dos últimos soldados de reforço do contingente de 30 mil aprovado pelo presidente Barack Obama, em dezembro.

Conway, que acumula mais de 40 anos de experiência no corpo de marines, não precisou quanto tempo ainda será necessária a presença dos fuzileiros navais.

"O que posso dizer é que acho que passarão alguns anos até que existam condições necessárias para que possamos transferir a responsabilidade às forças afegãs", explicou.

Obama marcou julho de 2011 para começar a retirada e o Governo reiterou que será o início de uma transição, não a retirada total, porque isso vai depender da situação do país.

O general reconheceu que depois de mais de nove anos a guerra do Afeganistão é cada vez menos popular entre os americanos, mas pediu paciência já que as últimas tropas acabam de chegar e estão sendo feitos progressos.

No entanto, assinalou que as condições estão favoráveis aos marines e se mostrou convencido de que, da mesma forma que no Iraque, é possível "criar meios para que o Governo afegão dirija o país e evite que se transforme em um refúgio seguro" para o talibã.

Quanto à capacidade do Exército afegão, assinalou que está em um momento "crítico". O recrutamento já começou, mas "as tropas precisam de um nível de educação e treinamento mais alto do que necessitavam até agora".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host