UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 06h59

Parlamento sul-coreano inicia audiências para nomear primeiro-ministro

Seul, 24 ago (EFE).- O Parlamento sul-coreano iniciou nesta terça-feira as audiências de confirmação do próximo primeiro-ministro, Kim Tae-ho, nomeado há duas semanas pelo presidente, Lee Myung-bak, informou a agência local "Yonhap".

Kim, de 47 anos e ex-governador da província de Gyeongsang, foi designado no último dia 8 de agosto, dentro de um profundo reajuste que afetou outros sete ministros do Gabinete.

Durante a audiência, o provável novo primeiro-ministro rejeitou as alegações de suborno por supostamente ter recebido dinheiro de um empresário corrupto em 2007, e se mostrou disposto a renunciar ao cargo caso fosse provada qualquer acusação de corrupção contra ele.

No entanto, admitiu alguns abusos cometidos por sua família quando foi o governador, como o fato de sua mulher utilizar o veículo oficial para usos pessoais.

O Parlamento, controlado pelo governamental Grande Partido Nacional, conservador, votará em 27 de agosto a nomeação do primeiro-ministro.

Caso seja confirmada a nomeação, Kim Tae-ho se tornará o primeiro chefe de Governo em quatro décadas a ter menos de 50 anos.

O Escritório Presidencial espera que Kim desempenhe um importante papel na melhora da comunicação do Governo com as gerações mais jovens.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host