UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 22h45

Chávez faz visita surpresa a Cuba e se reúne com Fidel e Raúl Castro

Havana, 25 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se reuniu hoje em Havana com o líder da revolução cubana, Fidel Castro, e seu irmão, o presidente Raúl Castro, durante uma visita não anunciada previamente, informaram veículos oficiais.

O presidente venezuelano, que já deixou Havana, teve primeiro um encontro "emotivo e fraternal" de cinco horas com Fidel e declarou sua satisfação pelo "magnífico estado" de saúde do ex-presidente cubano, de 84 anos.

Chávez e Fidel discorreram sobre diversos assuntos da atualidade internacional, diz a nota divulgada, junto com várias fotos, pela televisão estatal e o site "Cubadebate".

Os dois líderes trataram em particular dos "graves riscos de uma guerra nuclear", tema que praticamente monopoliza as últimas intervenções públicas e artigos de Fidel.

Segundo a fonte, Chávez "reconheceu o destacado papel de Fidel na conquista de uma consciência universal para evitar uma conflagração de incalculáveis consequências para o gênero humano".

Em reunião posterior, Chávez e Raúl Castro conversaram sobre "o desenvolvimento dos exemplares vínculos políticos e econômicos" entre Cuba e Venezuela.

Em julho passado, Chávez suspendeu uma visita à ilha na qual previa assinar acordos bilaterais, mas em 2009 visitou Fidel pelo menos em três ocasiões, sendo o estadista que mais vezes visitou o ex-presidente cubano durante sua doença.

O Governo de Hugo Chávez foi nos últimos anos o principal aliado político e o maior parceiro comercial de Cuba. O comércio bilateral passou de US$ 200 milhões em 2005 para US$ 3 bilhões em 2009.

A Venezuela fornece a Cuba cerca de 100 mil barris diários de petróleo e derivados, que a ilha retribui principalmente com serviços médicos, professores, treinadores esportivos e assessores em outras áreas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host