UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 14h26

Finul confirma que choque entre Israel e Líbano ocorreu em terras israelenses

Beirute, 25 ago (EFE).- O relatório final da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul) sobre o conflito entre tropas libanesas e israelenses, no dia 3 de agosto, confirma que o choque ocorreu no território de Israel.

Em comunicado, a Finul explicou que a investigação foi realizada com total cooperação do Exército e da Polícia libanesa e que aconteceu com profissionalismo e imparcialidade.

No dia 3 de agosto, soldados libaneses e israelenses se enfrentaram na fronteira entre os países em um choque que deixou quatro mortos e começou quando militares de Israel tentaram cortar árvores na fronteira.

No dia seguinte, a Finul apontou que as árvores estavam no lado israelense da chamada "linha azul", uma marca que não funciona como fronteira.

A "linha azul" foi fixada pela ONU em 2000 para marcar a retirada das tropas israelenses após 22 anos de ocupação no sul do Líbano, e em alguns locais da fronteira coincide com a "cerca técnica" fixada por Israel.

No ponto onde ocorreu o choque armado, perto da população libanesa de Adeise, existe um corredor entre a "linha azul" e a cerca técnica, um espaço de terreno que o Líbano considera como seu território.

No entanto, a Finul não considera uma violação da soberania libanesa que Israel se mobilize por essa faixa, o que deixa aberta a possibilidade de conflitos como o que aconteceu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host