UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 17h48

Lula volta a despachar no Palácio do Planalto após mais de um ano de obras

Brasília, 25 ago (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a despachar hoje em um renovado Palácio do Planalto, que esteve fechado para obras durante um ano e meio.

A reforma da sede da Presidência custou R$ 111 milhões e incluiu, entre outras obras, a mudança de todas as instalações elétricas, a substituição de pisos antigos, uma ampliação dos estacionamentos subterrâneos e a modernização de todo o sistema de ar condicionado.

Foi exatamente a baixa temperatura do sistema de refrigeração que motivou Lula a fazer uma primeira queixa, mesmo que em tom de brincadeira, durante o primeiro ato público que liderou hoje no palácio recém entregue.

"Tudo está mais bonito, mas também está muito mais frio", declarou um sorridente Lula antes de sancionar o projeto de lei que autoriza as Forças Armadas a realizar tarefas policiais nas fronteiras.

O diretor de Documentação Histórica da Presidência, Claudio Soares Rocha, explicou a jornalistas que toda a mobília também foi restaurada e que antigas peças desenhadas por artistas estrangeiros foram substituídas por outras de criadores brasileiros.

Entre os móveis restaurados estão antigas escrivaninhas usadas ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília.

Segundo Rocha, Lula decidiu não utilizar em seu escritório nenhuma dessas escrivaninhas, que passaram a fazer parte da decoração do terceiro andar do edifício, onde fica seu gabinete.

A reforma do Palácio do Planalto deveria ter terminado a tempo dia 21 de abril deste ano, quando Brasília completou 50 anos, mas por diversos motivos as obras ficaram atrasadas e só terminaram na semana passada.

As obras foram supervisionadas pelo escritório de arquitetura de Oscar Niemeyer, que desenhou o palácio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    -0,61
    3,162
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h54

    0,14
    70.106,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host