UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 06h45

Paquistão: moradores de zonas devastadas por chuvas começam a retornar

Islamabad, 25 ago (EFE).- Centenas de desabrigados pelas inundações começaram a retornar às localidades onde vivem em uma das zonas mais devastadas pelas inundações no Paquistão, o sul da província do Punjab (leste do país), informou à agência Efe uma fonte oficial.

"Não acho que possamos falar de milhares, mas centenas de pessoas estão retornando ao sul do Punjab para comprovar o estado de seus cultivos, como ficaram seus lares, pois o nível de água desceu", explicou um porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, Ahmad Kamal.

A fonte ressaltou, no entanto, que a situação ainda é muito complicada no sul do país, nas províncias de Sindh e Baluchistão, nas quais as águas estão alagando novos territórios e segue sendo evacuada parte da população.

De acordo com Kamal, a última grande infraestrutura de proteção em Sindh, a represa de Kotri, suporta um enorme caudal atualmente, e seguirá dessa forma "durante os próximos dois ou três dias".

"O nível das águas está descendo em quase todo o país, mas os problemas não acabam. A situação é muito grave, especialmente no âmbito sanitário, com centenas de milhares de doentes", advertiu Kamal.

Além disso, cerca de 800 mil pessoas estão isoladas, e os locais onde estão só são acessíveis através do ar, especialmente nos territórios ao norte do Paquistão, segundo as Nações Unidas.

Um porta-voz do serviço meteorológico do país asiático, Mohammed Halif, informou à agência Efe nesta quarta-feira que nas próximas 24 horas acontecerão "fortes precipitações no norte", embora a partir de sexta-feira o tempo ficará seco e só voltará a haver "chuvas isoladas durante alguns dias no início de setembro, marcando o fim da estação das monções".

As piores inundações dos últimos 80 anos no território paquistanês causaram a morte de pelo menos 1.589 pessoas e afetou entre 15,5 e 20 milhões desde o fim de julho, segundo dados das autoridades.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host