UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 15h06

Tempestade "Frank" vira furacão e afeta alguns estados do México

México, 25 ago (EFE).- A tempestade tropical "Frank" aumentou de intensidade nas últimas horas e se transformou no terceiro furacão da temporada no Pacífico mexicano, informou hoje o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.

Até o momento, as precipitações causadas pelo furacão, classificado como "forte", deixaram quatro mortos no sul do estado de Oaxaca e afetaram estados do oeste e sul do México.

No boletim das 11h no horário local (13h no horário de Brasília) foi informado que o estado de alerta está mantido "devido a chuvas intensas desde Guerrero até o sul de Jalisco".

No momento da emição do boletim, o centro do furação estava localizado a 270 km ao sul de Manzanillo, no estado de Colima, e a 295 km ao sul de Cihuatlán, em Jalisco.

A previsão do SMN é que o furacão de categoria um (de cinco possíveis) na escala Saffir-Simpson "continue se fortalecendo nas próximas 24 horas".

"Amanhã o furacão estará localizado próximo ao sul da península da Baixa Califórnia, onde pode cusar chuvas fortes locais", acrescentou o boletim meteorológico.

Apesar da intensidade do fenômeno, transformado em furacão, o Sistema Nacional de Defesa Civil mantém o alerta em "verde" (perigo baixo).

Até o momento, a passagem de "Frank" deixou milhares de desabrigados em vários estados do sul e oeste do México.

Em Tabasco, cerca de sete mil pessoas sofrem com os estragos causados pelas cheias dos rios.

O rio Grijalva, um dos que cerca a cidade de Villahermosa, está quase ultrapassando um muro de segurança instalado após as graves inundações ocorridas em 2007.

Desde o começo da atual temporada de furacões, "Frank" é o sexto ciclone que afeta a área do Pacífico mexicano, entre eles apenas "Celia" e "Darby" chegaram à categoria de furacão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host