UOL Notícias Notícias
 
13/09/2010 - 10h41

Israel aproveita diálogo de paz para aprofundar relações com UE

Jerusalém, 13 set (EFE).- Israel orientou seus representantes na União Europeia (UE) a enfatizarem que o diálogo de paz com os palestinos criou o clima para que o bloco aplique a aprovada, mas congelada, melhora de relações, informou à Agência Efe uma fonte do Ministério de Assuntos Exteriores israelense.

O documento, intitulado "Utilizando o Início das Conversas em Washington Para Renovar a Agenda Europeia", foi enviado na semana passada pela Chancelaria israelense a seus diplomatas em Bruxelas e nas capitais da UE.

A diretiva pede aos embaixadores israelenses que busquem com os Governos nacionais e da UE o aprofundamento das relações com o bloco europeu, aprovado em 2008, mas congelado desde então.

Em seus contatos, os representantes diplomáticos israelenses também podem recorrer ao argumento de que alguns países da UE impulsionaram recentemente suas relações com a Autoridade Nacional Palestina (ANP), assinala a diretiva.

A fonte, que pediu anonimato, destacou que, se a UE quer ser um ator de peso no Oriente Médio, deve enviar um sinal positivo a Israel, porque é - em sua opinião - a parte que toma mais riscos e mostra mais disposição no diálogo.

Além disso, a fonte disse que a Europa deseja ter um diálogo estável com Israel e, portanto, deve aplicar o aumento de relações para mostrar um enfoque construtivo e positivo.

Os chanceleres dos 27 países-membros da UE resolveram em dezembro de 2008 intensificar as relações diplomáticas, políticas e comerciais com Israel, mas o projeto está inativo desde a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza poucas semanas depois do acordo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h40

    0,55
    3,275
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h50

    -1,94
    61.423,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host