UOL Notícias Notícias
 
14/09/2010 - 13h40

Cameron diz que visita papal é "grande honra" para Reino Unido

Londres, 14 set (EFE).- O primeiro-ministro britânico, David Cameron, ofereceu hoje "calorosas boas-vindas" ao papa Bento XVI, que inicia visita de Estado ao Reino Unido na quinta-feira.

Mediante mensagem gravada por videoconferência, a partir de Downing Street, sua residência e escritório oficial, o chefe do Executivo britânico classificou de "histórica" e "incrivelmente importante" a viagem papal, que irá começar em Edimburgo e depois seguirá por Glasgow, Londres e Birmingham.

Esta será a primeira visita de Estado que realiza um Pontífice desde a ruptura de Henrique VIII com a Igreja Católica.

Está prevista para sábado, durante a passagem do papa pela capital britânica, uma reunião entre Bento XVI e David Cameron. O encontro será um dia depois do funeral do pai do líder britânico, Ian, que faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral durante suas férias na França, na semana passada.

Em sua mensagem ao Pontífice, Cameron ressaltou que sua visita é uma "grande honra" para o país.

O chefe do Governo britânico apontou que a viagem constitui "uma oportunidade única para celebrar a enorme contribuição que todas as comunidades da fé fazem para a nossa sociedade e para celebrar seu papel na tarefa de ajudar a construir uma sociedade maior e mais forte".

Enquanto as autoridades preparam a visita do papa, os britânicos reagiram com horror, nos últimos meses, ao serem expostos detalhes de abusos de menores por padres pedófilos.

Um grupo de vítimas destas agressões sexuais pediu ao Pontífice que responda ao escândalo com "atos, e não com palavras".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host