UOL Notícias Notícias
 
14/09/2010 - 15h51

EUA dizem que não pagaram nada por libertação de americana no Irã

Washington, 14 set (EFE).- Os Estados Unidos "não pagaram nada" pela libertação da americana Sarah Shourd, que deixou hoje o Irã após permanecer um ano presa acusada de espionagem, afirmou hoje o porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley.

Em sua entrevista coletiva diária, Crowley negou que o Governo tenha pago a fiança de US$ 500 mil para a libertação de Sarah. Segundo ele, a americana foi libertada porque "alguém proporcionou as garantias suficientes ao Governo iraniano".

"Não sabemos quais foram as ações específicas", acrescentou o porta-voz, segundo quem o Departamento de Estado americano "ainda não recebeu informações completas do ocorrido nas negociações nas últimas 24 horas".

"O Governo do Irã tinha, em seu processo judicial, requisitos especiais para sua libertação. Tudo o que sabemos é que foram dados passos para satisfazer esses requisitos", indicou.

Segundo fontes iranianas, o depósito dos US$ 500 mil, a quantia determinada como fiança pelo promotor-geral de Teerã, Abbas Jafari Dolatabadi, foi o motivo da imediata libertação da americana.

Sarah, que deixou hoje o Irã rumo a Omã, foi detida em 31 de julho de 2009 junto a seus companheiros Shane Bauer e Josh Fattal quando, segundo eles, faziam trilha no Curdistão iraquiano e entraram por engano no território do Irã.

As autoridades iranianas os acusaram de espionagem pouco após terem entrado de forma ilegal em território iraniano.

A Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, pediu hoje ao Governo do Irã a permitir a libertação dos outros dois americanos, junto aos demais cidadãos americanos que permanecem detidos ou desaparecidos no país.

Por sua vez, o presidente dos EUA, Barack Obama, se mostrou hoje "muito contente" pela notícia da libertação, mas lamentou que os companheiros de Sarah permaneçam presos.

Segundo uma agência pública iraniana, a Justiça do país decidiu manter detidos os outros dois prisioneiros pelos próximos dois meses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host