UOL Notícias Notícias
 
15/09/2010 - 09h46

Americana libertada no Irã descansa em Omã antes de voltar aos EUA

Cairo, 15 set (EFE).- A americana Sarah Shourd chegou ontem à noite a Omã, depois de ser libertada no Irã, e descansará nesse país antes de retornar aos Estados Unidos nas próximas horas, informou a rede televisão "Al Jazira".

Shourd está "extremamente cansada" e emocionada com a sua libertação. A jovem espera retornar aos Estados Unidos nas próximas 24 horas.

"Al Jazira" divulgou que o Governo omani participou das negociações para libertação da americana, e que está trabalhando para conseguir libertar seus amigos que a acompanhavam na viagem, Shane Bauer e Josh Fattal.

Shourd, de 31 anos, foi detida junto de seus companheiros, ambos de 27 anos, em 31 de julho de 2009 quando, segundo disseram, faziam alpinismo no Curdistão iraquiano e entraram por engano em território iraniano.

As autoridades iranianas acusaram os detidos de terem entrado de forma ilegal no território iraniano para cometer atos de espionagem.

A americana foi libertada após o pagamento de US$ 500 mil de fiança e ontem à noite chegou ao aeroporto internacional de Omã, onde seus familiares a aguardavam.

O Ministério de Informação de Omã informou em seu site oficial que a americana foi recebida pela sua mãe, Nora, por um tio e pelo embaixador dos Estados Unidos em Omã, Richard Schmierer.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host