UOL Notícias Notícias
 
16/09/2010 - 10h32

Chega a 348 número de cadáveres resgatados em lago na Bósnia

Sarajevo, 16 set (EFE).- Pelo menos 348 cadáveres, a maioria de vítimas da guerra bósnia (1992-1995), foram resgatados do fundo do lago articifial de Perucac, no leste da Bósnia, na fronteira com a Sérvia, informou nesta quinta-feira o Instituto bósnio para Pessoas Desaparecidas.

Foram encontrados ainda restos mortais e partes completas de esqueletos, que passarão por análise. A partir dos exames iniciais, foi confirmado que há cadáveres de oito soldados austrohúngaros mortos durante a Primeira Guerra Mundial.

Após resgatar os restos mortais, a Comissão Internacional para as Pessoas Desaparecidas se encarregará de estabelecer a identidade das vítimas através da análise de DNA.

O porta-voz do instituto bósnio, Lejla Cengic, indicou à Agência Efe que as exumações - iniciadas há mais de um mês - continuarão, apesar de já ter sido iniciado o processo de reenchimento do lago artificial de Perucac, que faz parte de uma central hidroelétrica e que tinha sido esvaziado para a reparação da instalação.

Na terça-feira passada, autoridades judiciais da Sérvia informaram que os restos mortais de pelo menos onze pessoas, possíveis vítimas da guerra bósnia, foram achados do lado sérvio do reservatório de Perucac.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,56
    5,368
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -1,62
    100.460,60
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host